Fiador de aluguel: entenda como funciona e quem pode ser 

31/08/2022min de leitura

Recorrer a um fiador na hora de alugar um imóvel é um dos modelos de garantia de contratos de aluguel mais comum e antigo. Embora já existam outras modalidades de garantia que permitam alugar um imóvel sem a necessidade de um fiador, essa modalidade continua sendo a mais usada pelos inquilinos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como funciona ser um fiador e quem pode assumir essa responsabilidade.


Se você precisar de um fiador de aluguel, o mais indicado é que você procure familiares e amigos próximos, pense em pontos da sua situação financeira que ajudem a passar confiança e explique as responsabilidades e riscos envolvidos no contrato para o fiador escolhido. A fiança é uma modalidade de garantia de pagamento usada em contratos de locação prevista no artigo 37 da Lei do Inquilinato. 


Por conta disso, a figura do fiador de aluguel acaba sendo decisiva para o fechamento de muitos contratos, afinal, essa é a pessoa que o locatário irá apresentar ao locador ou à imobiliária como alguém disposto e capaz de se responsabilizar a honrar compromissos financeiros que ele futuramente não possa assumir. No entanto, conseguir um fiador de aluguel pode se mostrar uma tarefa difícil, pois você vai precisar de uma pessoa que coloque seu próprio patrimônio à disposição para assegurar suas dívidas relacionadas à locação.


Para entender o que, de fato, o fiador de aluguel faz e quem pode ficar responsável por esse título, a Nova Época Imóveis elaborou esse post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, inclusive o que pode acontecer com o fiador caso a dívida não seja paga. Em caso de dúvidas ou para mais informações, fale com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para te ajudar com o que você precisar!


O que é fiador de aluguel?


O fiador de aluguel é a pessoa que se voluntariou para se responsabilizar em assumir as responsabilidades financeiras, e algumas vezes judiciais, do contrato de locação caso o inquilino deixe de cumpri-las, dando maior segurança à relação contratual. O fiador deve ser alguém com as condições necessárias para quitar o débito do aluguel ou das despesas relacionadas à locação caso necessário.


O fiador deve ser apresentado pelo inquilino e é uma figura que costuma ser exigida por locadores e imobiliárias para fechamento das negociações. Essa modalidade de garantia de contrato locatício não gera custos ao inquilino nem ao fiador. 


Quem pode ser fiador de aluguel?


Fazer um contrato de aluguel com fiador é simples tanto para o locatário quanto para o locador, no entanto, é um processo que envolve encontrar uma pessoa que tope participar do processo. Ou seja, em geral, as imobiliárias exigem que o fiador tenha renda mensal compatível com o valor do aluguel, além de residir na mesma cidade em que o imóvel alugado se localiza. As condições podem variar de acordo com a região e as regras de cada empresa imobiliária, por isso, é essencial esclarecer o assunto logo no começo das negociações.


Pessoas físicas acima de 18 anos ou pessoas jurídicas podem ser fiadoras desde que apresentem condições financeiras de arcar com as despesas do inquilino, caso necessário. Para isso, imobiliárias e donos de imóveis costumam exigir uma série de requisitos e documentos que comprovem a renda e as posses do fiador. As imobiliárias também exigem que a pessoa escolhida para ser fiadora tenha o nome limpo. 


A principal obrigação para ser um fiador é que a pessoa escolhida tenha um imóvel quitado no seu nome. Além disso, alguns contratos ainda solicitam que esse imóvel se localize na mesma cidade do imóvel que será alugado, já em outros o fiador e o bem podem ser de outro estado. No caso do fiador ser casado, seu cônjuge também vai precisar assinar o documento, demonstrando estar ciente do penhor do bem caso haja necessidade. 


Cada imobiliária e dono de aluguel vai impor suas condições para a comprovação de renda, no entanto, o mais comum é exigir que o fiador tenha uma renda líquida três vezes maior do que o valor do aluguel somado aos encargos da locação. O valor da renda líquida do fiador pode ser maior ou menor, dependendo do que foi acordado no contrato. Em alguns casos, podem até exigir que o futuro inquilino apresente mais de um fiador. 


Quais as responsabilidades de um fiador de aluguel?


Todos os requisitos exigidos para ser fiador de aluguel devem ser comprovados através de algumas documentações:

 

  • Declaração de imposto de renda;
  • Matrícula atualizada do imóvel;
  • Extratos bancários;
  • Documentos de identidade.


É responsabilidade do fiador de aluguel fornecer essas informações e as assinaturas necessárias, processo que algumas pessoas podem considerar invasivo e desconfortável. Por isso, ao recrutar alguém de confiança para ser o fiador, é importante repassar todos esses detalhes para ter certeza que a pessoa está de acordo e confortável com tudo. 


É fundamental reforçar que a principal responsabilidade do fiador de aluguel é assumir o pagamento das dívidas que não forem honradas pelo inquilino. Além disso, também pode recair sobre ele negociações e futuras alterações no contrato, como reajuste do valor do aluguel. O artigo 39 da Lei do Inquilinato também prevê que a fiança e as responsabilidades do fiador de aluguel continuem ativas até a entrega das chaves, ou seja, a devolução do imóvel, caso não haja uma cláusula no contrato que diga o contrário.


O que acontece com o fiador caso a dívida não seja paga?


Com tudo o que falamos até agora, podemos perceber que ser fiador traz muitos riscos pessoais, financeiros e judiciais, afinal, o imóvel do fiador pode acabar sendo penhorado em alguns casos de inadimplência. Mas o que de fato acontece com o fiador caso o inquilino deixe de pagar o aluguel? Os procedimentos vão depender do tipo de fiador acordado no contrato:

 

  • Fiador subsidiário – nesse caso, o fiador aceita só assumir a responsabilidade sobre a dívida depois que os bens do inquilino forem executados. Ou seja, é considerado a “última opção”;
  • Fiador solidário – já no caso desse fiador, ele pode ser acionado e responsabilizado logo no momento em que a dívida acontece, incluindo a liquidação dos seus bens. Muitas vezes esse fiador é acionado até ao mesmo tempo que o inquilino.


Como conseguir um fiador para aluguel?


1. Seja direto e explique a situação de forma clara


Evite ficar de muitos rodeios, pois seu futuro fiador precisa entender claramente qual é a sua situação e quais as exigências da imobiliária ou do dono do imóvel. Procure explicar porque esse aluguel é fundamental para você e o que vai implicar assumir as responsabilidades pela fiança. Não esconda as possíveis consequências para o fiador e nem trate a situação como algo simples e sem riscos. Demonstre estar consciente das consequências desde o início. 


2. Mostre que você tem condições de pagar o aluguel


Essa conversa vai envolver valores e finanças pessoais. O fiador vai precisar mostrar a desconhecidos seus extratos e comprovantes de renda, por isso, faça o mesmo e abra para ele sua situação financeira. Inclua na conversa valores salariais, mostre um orçamento mensal e sua reserva financeira destinada às despesas no caso de crise ou desemprego. Seu fiador vai precisar ter garantias de que você tem responsabilidade, além de saber cuidar do seu dinheiro e que você já se planejou para honrar suas dívidas. 


3. Fale com pessoas por quem você faria o mesmo


Além de ter uma confiança na sua capacidade financeira, seu potencial fiador vai precisar ter muita confiança em você. Família e amigos com uma relação sólida já conhecem seu caráter, ética e valores, por isso, são as pessoas mais propensas a aceitarem seu pedido. Pense também nas pessoas por quem você faria o mesmo, reflita se elas têm condição financeira necessária e tenha uma conversa honesta e direta. 


Com essas informações, a Nova Época Imóveis espera ter esclarecido tudo sobre o assunto e facilite na hora de procurar um fiador, caso você precise de um algum dia. E se você está à procura de um imóvel para alugar, entre em contato conosco, temos uma parceria com a administradora Renascença e podemos indicar um profissional de confiança para tornar sua experiência mais segura e positiva!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":